A Start-up é só uma fase. Seu negócio, não.

Montar um escritório que cresça junto com a empresa é essencial para a produtividade e a saúde financeira.

Seu escritório é um cartão de visitas da sua empresa. Reflete a cultura e mostra a clientes e parceiros o que a companhia valoriza. Acolhe a equipe e é responsável por boa parte da produtividade dos colaboradores, interferindo diretamente no clima organizacional.

No caso das Start-ups, o layout do local de trabalho é ainda mais importante. Esta é uma fase de testes da nova empresa e a flexibilidade é essencial em caso de expansão rápida ou nova organização. Reunimos algumas informações que vão te ajudar a montar o escritório ideal, seja sua empresa uma Start-up ou uma companhia mais estabilizada com planos para o crescimento.

  1. Incentive a colaboração

A maior tendência nos últimos anos tem sido derrubar paredes, abrir os espaços e sentar as pessoas juntas, sem baias, sem muita diferenciação entre os cargos e departamentos. Ainda que isso faça os ambientes um tanto barulhentos, é muito mais fácil colaborar e trabalhar em equipe. O que vem por aí é ainda mais colaboração e convivência: espaços de descanso podem servir como um espaço de reunião em outro momento, por quê não?

  1. Privacidade também é importante

Em alguns momentos, privacidade se faz necessária. Seja para um trabalho que exija maior concentração, solução de um problema pessoal ou o recebimento de um feedback. Pequenas salas de reunião sem muita burocracia para agendamento ou móveis 2 em 1 que se adaptam de acordo com a necessidade do colaborador são ideias práticas para resolver a questão.

  1. Pense “multi”

Sem nunca esquecer que a palavra de ordem é a flexibilidade, observe que os espaços também acabam sendo modificados para atender as necessidades da empresa. Pequenos exemplos do dia a dia nos ajudam a entender como isso funciona: não existem salas de reunião disponíveis para uma orientação breve? Vamos nos reunir na cantina. Encontrei um colega no corredor? Já começamos aqui mesmo aquela discussão que havíamos agendado. Mesas altas espalhadas por espaços de passagem com tomadas por perto são um jeito muito simples de utilizar cada cantinho da melhor maneira possível e ajudar a “desburocratizar” os encontros e as trocas entre colegas.

  1. Continue flexível

Seu negócio muda rápido nesta fase. Um novo contrato ou cliente pode alterar tudo e fazer com que precise aumentar o time e o escritório – às vezes temporariamente. Se em pouco tempo você precisar aumentar o número de posições de trabalho para acomodar novos colaboradores, por exemplo, tenha sempre o aluguel de móveis em mente. Uma solução com excelente custo-benefício e praticidade para o dia a dia da sua empresa.

  1. Horizontalidade

Em uma Start-up você sabe que as boas ideias podem vir de qualquer lugar. É por isso que, principalmente neste modelo de negócios, é tão importante não deixar de lado a colaboração e aproximar todos os funcionários, independentemente de hierarquia. Um escritório que incentiva os colaboradores a trocarem ideias livremente só tem a agregar na sua empresa, com criatividade e inovação.

Flexibilize seu escritório para que ele acompanhe sua empresa!

Referência: http://www.huffingtonpost.com/blake-zalcberg/-designing-the-perfect-of_b_13774940.html

A Start-up é só uma fase. Seu negócio, não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *